terça-feira, 25 de agosto de 2015

10 LOCAIS A NÃO PERDER EM GONDAR


1. Igreja Românica do Mosteiro de Gondar

Igreja do Mosteiro de Gondar
Integrada na Rota do Românico, esta Igreja, edificada no século XIII, conserva ainda a traça românica na sua quase totalidade, apesar das transformações que sofreu durante a Época Moderna.
Fez parte de um antigo Mosteiro de monjas bentas, fundado por Dom Mem Gundar e que remonta ao século XII.

2. Igreja Matriz de Gondar

Igreja Matriz de Gondar
Inaugurada em 1904, a atual Igreja Matriz, com uma localização mais central, veio substituir a Igreja românica, situada num extremo da paróquia.
De traçado muito simples e de uma só nave, o novo templo ostenta, no seu interior, peças de elevado valor artístico e cultural: um retábulo de estilo barroco (séc. XVII/XVIII) e uma belíssima escultura de Nossa Senhora, de estilo gótico (século XV).

3.  Aldeia de Ovelhinha

Aldeia de Ovelhinha
      Integrada na Rota das “Aldeias de Portugal”, Ovelhinha é de uma beleza invejável. Com o seu casario tradicional, a Casa Senhorial do Ribeiro, as suas capelas, as pequenas pontes sobre o rio Carneiro, os açudes e os moinhos de outrora, Ovelhinha é um desafio aos sentidos, um apelo à contemplação, um hino à natureza e ao homem que, aqui, tão harmoniosamente convivem.

4Aldeia de Vilela

Casa da Barroca - Vilela
      Vilela foi uma aldeia Senhorial. Com um passado que remonta à romanização, Vilela criou a sua própria identidade: uma casa solarenga que domina o lugar; O São João que é do povo e se festeja, religiosamente, todos os anos; o Calvário que foi de Cristo e, agora, é de todos.
Vilela, com as suas casas rústicas exemplarmente restauradas, as reminiscências de uma próspera comunidade agrícola, os velhos espigueiros empoleirados nos outeiros, é um lugar asseado, bonito de se ver. Não perca.

5.  Lugares do Rio e Outeirinho

Rio e Outeirinho - Gondar

Localizados frente a frente e separados apenas pelo rio Carneiro, estes dois lugares, outrora terra de oleiros e agricultores, preservam ainda o seu caráter genuinamente rural.
Percorra a pé os seus caminhos estreitos e sinuosos, observe as suas graciosas construções graníticas, pare sobre a pequena ponte e deixe-se embalar pelo som da água que corre célere por entre os seixos e, se for no verão, não deixe de se refrescar na sua praia fluvial ou, simplesmente, contemplar a natureza que, aqui, se mantém no seu estado mais puro.

6. Capela e Casa do Encontro (Vila Seca)

Casa de Vila Seca - Gondar
Propriedade da família Pascoaes, este conjunto arquitectónico de cariz marcadamente rural, merece, pela sua localização sobranceira ao rio Carneiro e pela beleza e harmonia das suas construções, uma visita demorada que não defraudará, certamente, as suas melhores espetativas.

7. Capela de Nossa Senhora do Carmo (Ovelhinha)

Capela de Nossa Senhora do Carmo (Ovelhinha)
Propriedade da Casa do Ribeiro, esta Capela é uma pequena jóia do património artístico e cultural de Gondar. Embora a necessitar de trabalhos de restauro da sua talha, o retábulo do altar de Nossa Senhora do Carmo é uma preciosidade do barroco (século XVIII). De salientar também os dois anjos tocheiros, de estilo barroco, e o púlpito com uma expressiva decoração com flores e folhas de acanto.

8.  Museu Rural do Marão (Vila Seca)

Museu Rural (foto de J. F. de Gondar)

Inaugurado em 2009, este Museu, nas instalações de um antigo Engenho de Azeite que aqui funcionava e se mantém em bom estado de conservação, tem patente ao público uma vasta colecção de alfaias agrícolas, utensílios de cozinha, teares, diversas peças de olaria de barro preto e muitos outros utensílios do dia-a-dia da comunidade local.

9.  Larim e a sua Praia Fluvial

Larim - Gondar

Larim, através da sua ponte tricentenária, é a porta de entrada em Gondar. Possui uma bela praia fluvial, um aprazível parque de merendas, uma piscina (privada), cafés, restaurantes e tabernas. Enfim, tudo o que é necessário para uma visita, em família ou com amigos, que, certamente, registará no seu álbum de memórias.

10. Lagares rupestres de Aldeia e Tapado

Lagar rupestre do Tapado - Gondar
São, porventura, as construções mais antigas da freguesia. São a evidência de que a cultura da vinha e do vinho remontam aos primórdios desta comunidade que, hoje, produz dos melhores vinhos da região.
Visite estes lagares, procure compreender o seu funcionamento e, se apreciar, não deixe de degustar os bons vinhos da região numa das muitas tabernas da freguesia.

Miguel Moreira (texto)
João Sardoeira e Miguel Moreira (fotografia)



Sem comentários:

Enviar um comentário