sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Dom Mem Gundar


Nobiliário de D. Pedro, Conde de Barcelos

Dom Mem Gundar, ou Dom Mendo de Gundar, nasceu em Oviedo, nas Astúrias, e encontra-se sepultado no Mosteiro de Telões (Amarante). Casou com D. Goda Pires, natural da Galiza, da qual teve os seguintes filhos: D. Fernão Mendes de Gundar, D. Lourenço Mendes de Gundar, D. Egas Mendes de Gundar, D. Estevaínha Mendes de Gundar, D. Loba Mendes e D. Urraca Mendes. De Dom Mem Gundar descendem os “Mottas” e a família “Rêgo”, sobre as quais falaremos oportunamente.
Dom Mem Gundar foi Cavaleiro e Rico-homem e veio para Portugal, provavelmente nos finais do séc. XI, com o Conde D. Henrique de Borgonha, “comes portucalensis”, no serviço de D. Teresa, filha de D. Afonso VI, rei de Leão.
Foi senhor de Gondar, no extinto concelho de Gestaço, e de São Salvador de Lafões. Foi também alcaide-mor de Celorico de Basto.
Fundou o Mosteiro de monjas bentas de Santa Maria de Gondar e também o de Santa Maria Madalena do Covelo, sujeito ao de Gondar, ambos no extinto concelho de Gestaço.
No documento apresentado, do “Nobiliário de D. Pedro, Conde de Barcelos”, pg. 339, diz-se que “foy cavalleyro muy bom e muy honrado”. 

Miguel Moreira

Sem comentários:

Enviar um comentário