domingo, 30 de agosto de 2015

SANTA MARIA DE GONDAR


Vinda da velha Igreja do Mosteiro, a atual Igreja Paroquial conserva, no seu retábulo-mor, a escultura de Santa Maria de Gondar, representando a Virgem sentada no trono e aleitando o Menino, conhecida pelos fiéis como “ Senhora da Cadeira”.
Objeto de grande devoção popular, quer na paróquia quer nas freguesias vizinhas, sobretudo por estar associada a Nossa Senhora do Leite, esta imagem reveste-se de um valor artístico e patrimonial que importa salientar.
Trata-se de uma escultura gótica (séc. XV), em calcário brando da área do Baixo Mondego, vulgarmente chamada “Pedra de Ançã”, policromada. A Virgem encontra-se sentada no trono, com o Menino sentado sobre o joelho esquerdo, amparado pela mão esquerda da Mãe, de costas voltadas para o crente e aleitando-se. Veste trajo comprido, com manto colocado pelas costas, caindo à frente, em pregas densas e de belo efeito estético. A sua camisa encontra-se meio aberta, libertando o seio esquerdo onde o Menino se aleita. Na mão direita segura uma romã, fruto que anda usualmente associado à sua iconografia.

O trono onde a Virgem e o Menino estão sentados é uma cadeira fechada, de espaldar reto, que se eleva até à altura dos ombros da Senhora.
No lateral direito da cadeira (à esquerda, portanto, do observador) foi gravada uma inscrição que diz:
Pº  Aº MADO
FAZ’  CCCC
LXX  ANOS
Ou seja, “Pero Afonso mandou fazer (na Era de M) CCCC LXX Anos”.
Assim, esta imagem identifica claramente o seu doador, Pero Afonso, que foi o primeiro Pároco de Gondar, e a sua data, 1470.
Desta forma, para além do seu valor estético, esta imagem tem um valor acrescido: pertence ao reduzido grupo das imagens quatrocentistas que são portadoras de inscrições que identificam o seu doador e as datas com rigor. Se não tivesse outros aspectos dignos de nota, só por isso merecia que lhe reservasse uma atenção especial. Com esta identificação, a importância e o significado histórico desta imagem torna-se ainda maior.

Miguel Moreira

Sem comentários:

Enviar um comentário