terça-feira, 29 de setembro de 2015

CRUZEIROS DE GONDAR


Cruzeiro da Igreja do Mosteiro de Gondar
Gondar possui dois cruzeiros paroquiais: um no Mosteiro, junto da Igreja românica, e outro nas proximidades da nova Igreja Paroquial. De épocas diferentes, possuem também caraterísticas distintas.
Utilizados desde a Idade Média, os cruzeiros paroquiais simbolizavam a autoridade paroquial, o poder eclesiástico instituído. Eram, tal como os pelourinhos, padrões de afirmação do poder e símbolos de jurisdição paroquial.
A maior parte dos cruzeiros têm uma estrutura comum, sendo constituídos por uma plataforma ou soco, de dois ou mais degraus, um pedestal, uma coluna e uma cruz.

Os de Gondar são em granito e apresentam as seguintes caraterísticas:

Cruzeiro Paroquial de Gondar


- O do MOSTEIRO, data da Idade Moderna (séc. XVII/XVIII) e é constituído por um soco de três degraus de planta quadrada e um plinto quadrangular com chanfros oblíquos, no qual assenta a coluna de fuste liso e de secção octogonal, com capitel cúbico com chanfros. A cruz é do tipo latino, lisa e de secção octogonal.

- O da IGREJA PAROQUIAL, data do início do séc. XX e é constituído por um soco de três degraus de planta quadrada, onde assenta um pedestal trapezoidal com cornija. Não possui coluna e a cruz, latina, simples e de braços quadrangulares, encaixa diretamente no pedestal.

O cruzeiro encontra-se num pequeno largo, à face da estrada, onde as procissões costumam dar a volta.

Existem, em Gondar, outros tipos de cruzes e cruzeiros de que falaremos oportunamente.



Miguel Moreira


Sem comentários:

Enviar um comentário