quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Comenda de Santa Maria de Gondar

GONDAR EM 1726 
REITORIA E COMENDA DA ORDEM DE CRISTO

“Hoje é esta igreja reitoria e comenda da Ordem de Christo, de que é Comendador Thomé de Sousa Coutinho, 2.º Conde de Redondo e reitor o Padre Domingos Ferreira da Silva; tem sacrário e huma capella filial de Santo Amaro, em o lugar de Ourelinha; nesta igreja se achão alguns letreiros de que faremos menção; e alguns houve antigamente, que já não existem; como foi hum, que estava no arco da capella-mór, que antiguamente era muito baixa, e nelle estava huma imagem do Senhor Cruxificado, São João e Nossa Senhora, nas ilhargas; e por baixo, em roda do dito arco, hum letreiro gothico, que dezia o seguinte:
ESTE CRUZEIRO MANDOU PINTAR O FILHO DO DUQUE DE BRAGANÇA
Este duque foi D. Jaime, filho de D. Jaimes, 4.º Duque de Bragança que foi comendador desta comenda no anno de 1548, por cuja ordem e procuração foi então feito tombo della, e por despacho do Provisor de Braga, o Licenciado Sebastião Gonçalves em tempo do Arcebispo D. Manuel de Sousa.” (1)


Igreja do Mosteiro de Gondar

Nota: As comendas podem-se considerar como sendo um benefício que se atribuía aos eclesiásticos e aos cavaleiros das ordens militares, dado como recompensa de serviços prestados com carácter social ou militar. Estas podiam revestir-se de carácter perpétuo e temporal. As primeiras recebiam a designação de regulares e eram destinadas exclusivamente aos eclesiásticos professos e as segundas eram destinados a cavaleiros professos, a título de compensação, passando a ter direitos de administração da localidade encomendada, com carácter temporário que se transformou em vitalício e mais tardiamente em usufrutuário.

(1)- in CRAESBEECK, Francisco Xavier da Serra, MEMÓRIAS RESSUSCITADAS DA PROVÍNCIA DE ENTRE DOURO E MINHO NO ANO DE 1726, Edições Carvalhos de Basto, Ponte de Lima, vol. II, página 56.

Fotografia: Rota do Românico
Miguel Moreira

Sem comentários:

Enviar um comentário