segunda-feira, 11 de abril de 2016

CAPELAS E ORAGOS DE GONDAR

Em 1758, segundo relatório do padre António Coelho Pedroza, nas “Memórias Paroquiais de Gondar”, existiam na freguesia cinco capelas:
“Tem esta Freguesia sinco capellas, huma da Freguesia que ademenistra o Excelentíssimo Conde de Redondo como Comendador e senhor dos frutos desta comenda, cujo orago hé Santo Amaro, em cujo dia acorrem a sua capella muntos devotos das vizinhanças com suas esmolinhas".

Capela de Santo Amaro (Ovelhinha - Gondar)
"No lugar de Ovelhinha tem huma capella munto moderna feita a expensas do Doutor Manuel Pereira Valente, natural desta Freguesia e assistente na cidade do Porto pella sua grande Literatura …"


Capela de Nossa Senhora do Carmo (Ovelhinha - Gondar)


"Tem outra no lugar da Salida com  invocaçom do senhor Santo António que mandou eregir o Padre  Gonçallo Nunes Pereira Valente, vigário de Sam Martinho de Carvalho de Rei".


Capela de Santo António (Casa da Saída - Gondar)

"No lugar de Vilella há duas capellas, huma a mais antiga seu orago Sam João Baptista de que hé adeministradora Brizida Preira veuva e seus filhos o licenciado Manuel Brochado e o padre frei Joam de Sam Joam Baptista religiozo da Observância do Seraphico Sam Francisco na província da Índia. A outra de Sam João Crisóstimo que há poucos annos  mandou eregir o Padre João Pereira Sobrinho.” (1)


Capela de S. João Baptista (Vilela - Gondar)

Quatro destas capelas (S.to Amaro, S.ra do Carmo, Santo António e S. João Batista) conservam-se; a de São João Crisóstomo, em Vilela, foi dessacralizada; e, entretanto, construiu-se a de Nossa Senhora das Dores, na Quinta do Encontro, em Vila Seca.

(1)- P.e António Coelho Pedroza in “Memórias Paroquiais de Gondar”, 1758.

Fontes eletrónicas:

- capela de São João Crisóstomo (Vilela): http://pesquisa.adb.uminho.pt/details?id=1272757&ht=
- capela de S. António (Saída): http://pesquisa.adb.uminho.pt/details?id=1289187&ht=carvalho
- capela de São João Batista (Vilela): http://pesquisa.adb.uminho.pt/details?id=1266249&ht=joao


Miguel Moreira (texto e fotografia)

Sem comentários:

Enviar um comentário