quarta-feira, 29 de junho de 2016

LARIM

Larim, através da sua ponte quase tetracentenária, é a porta de entrada em Gondar.


Larim (Gondar - Amarante)

Este lugar, outrora designado de Vau (1), começou a crescer sobretudo após a construção da sua ponte, em 1630. Mais tarde, em 1867, o tabuleiro é alargado e a via transformada em “Estrada Real”, ligando as cidades do Porto e Vila Real. Mais recentemente, com a ligação a Mesão Frio e à Régua a partir da A4, Larim viu reforçada a sua estratégica localização na rede viária regional.
Larim possui uma bela praia fluvial, um aprazível parque de merendas, uma piscina (privada), cafés, restaurantes e tabernas. Enfim, tudo o que é necessário para uma visita, em família ou com amigos, que, certamente, registará no seu álbum de memórias.

Ponte de Larim (pormenor)
Descrição da ponte:

Ponte de granito em aparelho isódomo terminado em friso, sobre o qual assenta o tabuleiro horizontal, projetado para o exterior.
Possui quatro arcos de volta perfeita, iguais, com aduelas estreitas e compridas de formato regular. Os arcos são sustentados por pilares, estando os dos extremos assentes nas margens. Os pilares centrais são protegidos por talhamares a montante e por talhantes, superiormente escalonados, a jusante.
Guardas em gradeamento de ferro, apresentando nos encontros quatro pedestais encimados por plinto galbado e elemento ovóide. Um dos pedestais apresenta na face frontal uma inscrição moldurada “OP 1867” (data da adaptação do tabuleiro a estrada real).

Mestre pedreiro: João Lopes de Amorim (1630).

Miguel Moreira
(1)- sítio pouco profundo de um rio, onde se pode atravessar a pé.

Sem comentários:

Enviar um comentário