sexta-feira, 30 de setembro de 2016

OS PILOUCOS DA PONTE DE VILELA

Sabe de onde vieram estes piloucos?


Igreja de São Gonçalo de Amarante (finais do séc. XIX)

Pois, estes piloucos têm mais de um século e, como podemos confirmar pela fotografia de Frederick William Flower (finais do sé. XIX), estiveram frente à Igreja de S. Gonçalo, criando um espaço entre a Igreja e o Largo (adro), onde existiam bancos em pedra para as pessoas se sentarem enquanto esperavam pelas cerimónias religiosas.


Ponte de Vilela (Gondar - Amarante)

Com o arranjo do Largo, estes piloucos foram retirados e, como estava em construção o lanço de estrada entre Vilela e Vila Seca, foram aproveitados para colocar na guarda da ponte de Vilela. Para que tal acontecesse, foi determinante a influência do Dr. Álvaro Pereira Teixeira de Vasconcelos, que habitava a casa do Encontro, em Vila Seca, e que pertencia à família dos Pascoaes. Foi também a ele que se deveu a construção deste lanço de estrada.
Alguns dos piloucos já caíram, mas, uma vez que o tabuleiro da ponte vai ser alargado, era bom que, os poucos que restam, dado o seu valor histórico-cultural, fossem lá conservados, ou devidamente protegidos noutro local da freguesia.

Miguel Moreira

Sem comentários:

Enviar um comentário