quinta-feira, 27 de outubro de 2016

IGREJA ROMÂNICA DE GONDAR (I) 
(FACHADA PRINCIPAL)

A fachada principal da igreja, voltada a poente de acordo com os cânones eclesiásticos, é extremamente simples e despojada.
Igreja românica de Gondar
O portal surge rasgado na espessura do muro. Compõe-se de três arquivoltas quebradas isentas de colunas, ou seja, apoiadas diretamente nos pés-direitos do muro. No entanto, Xosé Lois Garcia, no seu livro "Simbologia do Românico de Amarante", admite que o portal teve colunas de que foi espoliado.
Sendo que o tímpano é liso, o único elemento decorado deste portal é precisamente a arquivolta externa onde se aprecia o motivo do enxaquetado, tema tão caro ao românico português.
O portal é encimado por um pequeno óculo com uma grelha composta por cinco círculos colocados segundo os braços de uma cruz. Estes cinco orifífios, quando a luz solar incidia sobre eles, projetavam a cruz no interior do templo.
Ambos os elementos, o portal e o óculo, falam-nos de uma cronologia tardia, já mais próxima do gótico que virá, do que do românico na sua plenitude, pelo que devemos entender esta Igreja de Gondar no seio daqueles edifícios que têm vindo a ser identificados pelas designações periféricas de “românico de resistência”, de “gótico rural” ou, mesmo, de “protogótico”.
A fachada é rematada por uma cornija moldurada e encimada por uma cruz latina.
Miguel Moreira

Sem comentários:

Enviar um comentário