terça-feira, 11 de outubro de 2016

MOINHOS DO SALTO (GONDAR)

A riqueza hídrica de Gondar, fornecida pelos rios Ovelha e Carneiro, para além de irrigar os campos adjacentes, era aproveitada para pôr a funcionar um conjunto de moinhos de rodízio que faziam da atividade molinológica uma das mais importantes de Gondar.


Moinhos do Salto - Gondar

Hoje, em completo estado de abandono e degradação, os moinhos são apenas memórias de um passado que apenas os mais velhos recordam. Foram ultrapassados por moagens com tecnologias mais rentáveis e Gondar é exemplo disso, já que possui uma indústria de moagem moderna e de dimensão nacional – a “Moagem de Gondar”.


Casa e moinhos do Salto (Gondar)


Rio Ovelha no lugar do Salto (Gondar)

Dos velhos moinhos de rodízio, apresento aqui algumas imagens daquilo que foram os moinhos do Salto, uma das moagens de maior produção em Gondar.
Conheço terras onde os moinhos despertaram o interesse das autarquias que os recuperaram para fazer deles um pólo de atracção turística, por motivos culturais, ou, simplesmente, para conservação do património industrial. Não foi o caso de Gondar. Mas, se o quiserem fazer, que o façam quanto antes, pois o tempo é implacável na degradação do pouco que ainda resta.

Miguel Moreira (texto e fotografia)

1 comentário:

  1. A recuperação dos moinhos seria também uma homenagem a todos os moleiros de Gondar pelo seu árduo trabalho, noite e dia sem descanso, já que os moinhos trabalhavam continuamente e era preciso abastecê-los de grão, assim como controlar as águas dos açudes de inverno, em que era em demasia, e de verão, em que que era escassa.

    ResponderEliminar