Etiquetas

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

CAPELA DE SANTO ANTÓNIO DA SAÍDA


Integrada num singular conjunto arquitetónico que inclui uma bonita habitação de cariz senhorial, a capela de Santo António da Saída, passando quase despercebida a quem transita pela estrada municipal que conduz à Igreja do Mosteiro de Gondar, merece-nos uma cuidada visita.

Casa senhorial da Saída (Gondar - Amarante)

Capela de Santo António da Saída (Gondar - Amarante)

Retábulo da capela de Santo António da Saída
Com uma fachada barroca, é, contudo, o retábulo do seu altar que mais nos surpreende. Este, também com decoração barroca sobre um fundo marmoreado em tons de azul e rosa, ostenta no seu nicho central uma bela imagem de Santo António que nos encanta pelo seu olhar sereno e terno, dirigido ao menino.
As “Memórias Paroquiais de Gondar”, já em 1758, referenciavam esta capela, nos seguintes termos: “Tem outra (capela) no lugar da Salida com invocaçom do senhor Santo António que mandou eregir o Padre Gonçallo Nunes Pereira Valente, vigário de Sam Martinho de Carvalho de Rei”, o que atesta a sua antiguidade.
O conjunto arquitetónico, constituído pela habitação, capela e anexos, prima pela sua localização privilegiada sobranceira ao rio Ovelha e pela envolvência de vinhedos primorosamente cuidados que lhe conferem um certo romantismo que o verde das trepadeiras, revestindo a quase totalidade das fachadas, vem acentuar.

Miguel Moreira

Sem comentários:

Enviar um comentário